30 dias sem fumar

Já passaram 30 dias!

A coisa vai, já só com meio comprimido de Champix ao pequeno-almoço.

Claro que não há dia nenhum que não me apeteça fumar um cigarrinho. E, ao longo de cada dia, há várias ocasiões em que um cigarro vinha mesmo a calhar. Mas bebe-se um golo de água, masca-se uma pastilha elástica, chupa-se um palito, e a crise passa.

Dois apontamentos: não é tão difícil como eu imaginava, mas só agora percebo que estava mesmo dependente da nicotina (dou por mim a pensar «tenho-me portado tão bem, que mereço um cigarro!»).

Pensamento racional: acabaram-se os cigarros porque fazem mesmo mal í  saúde e está-me a apetecer viver mais uns anos.

Emocionalmente: que se lixe a saúde! Dêem-me o meu cigarrinho de volta!

Vasco Pulido Valente escrevia, há uns tempos, que «viver sem cigarros era como escrever sem pontuação».

É uma boa imagem mas o que é verdade é que se pode escrever sem pontuação o texto talvez fique um pouco mais confuso mas não é por isso que não se consegue comunicar

Por outro lado, se o uso de vírgulas e de pontos finais (cigarros) implicar um cancro no pulmão ou na bexiga, então prefiro escrever como o Saramago.

Mais vantagens: ao fim de 30 dias está melhor o fí´lego, está melhor o hálito, está melhor o cheiro e está melhor a performance em geral (e também essa, em particular…)

Outra grande vantagem: já posso dar grandes beijos no meu neto sem estar com receio que ele se enjoe com o cheiro a Marlboro.

E o meu neto até já tem um dente!

Só uma nota final: continuo com saudades e cheira-me que vou continuar com saudades. Tenho que fazer de conta que o tempo em que fumei é como um país longínquo que visitei uma vez, de que gostei muito, mas ao qual não posso voltar nunca mais, porque desapareceu, qual Atlântida.

E quem poderá, alguma vez, esquecer a Atlântida?…

PS (escrito em 6 de Janeiro de 2008) – 4 meses e meio sem fumar! Avancem para o post “2008 – um ano sem fumo“.

63 thoughts on “30 dias sem fumar

  1. …só para dar uma forcita:
    …aos 43 anos tive um AVC provocado por arteriesclore tabágica…ceguei da vista esquerda durante 33 horas
    …nesse dia, 18-4-1988, pelas 15 h. fumei o meu último cigarro
    …vou nos 61 anos e nunca senti falta dele
    …força
    …tudo se consegue
    …um abraço

    1. Ola,
      Felicito toda a gente que esta a tentar ou ja deixou o vicio do tabaco. Decidi deixar o meu testemunho.
      No dia 10/10/2009 ( dia anos da minha afilhada) acoredei de manha e disse nao vou fumar mais… o maço tinha acabado durante um jantar com as amigas na noite anterior.
      Venho a conduzir a caminho do trabalho e irrito-me com alguem no transito , claro que deu me vontade de fumar… principalmente aquele gostinho que aparece na boca a tentar-nos pr um cigarrinho… chego ao trabalho e ansiadade de fumar a aumentar começo a pensar,
      – Secalhar nao devia deixar ja de fumar… humm comprava um maço e fumava so um cigarrinho depois das refeiçoes bla bla bla. Mas eu tou a arranjar desculpas? tenho que deixar de fumar e é ja!

      Fui a farmacia comprei os adesivos e ate hoje estou a cumprir o tratamento ja vou na 3 semana… entretanto ja tive com pessoas que fumam e o resultado foi dores de cabeça… vontade tenho claro quando acabo de comer mas penso logo na composiçao do tabaco, no cheiro, na saude, na carteira… e isso desaparece logo do meu pensamento.
      Ganhei mais folego, os dentes ficaram mais brancos, sinto me muito melhor e claro mais vontade de comer ( 2 kg a mais) de duas em duas horas a comer… Entrei em dieta e na farmacia aconselharam a tomar valdispert ( produto calmante natural) por causa da ansiedade por isso da me vontade de comer… E resultou ! Aqui estou eu de dieta e mais feliz e saudavel :)

      Afastei-me de pessoas que fumam mas espero que elas compreendam… nao é por elas é por mim…
      Força a todos! Vale a pena

      Ps: Fumei 13 anos!

  2. Orgulho, muito orgulho dos meus sogros!
    Sinceros parabéns, calculo que não deve ser nada fácil, mas o que seria das nossas vidas sem uns desfiozinhos?!

  3. Apresento os meus parabéns.
    Eu, fumador compulsivo, tive de parar com o Champix ao fim de dois meses, tal a intensidade dos efeitos secundários da mistela.
    É verdade que se sente pouco a vontade de fumar, mas… caramba, eu ia morrendo da cura.
    Força!

  4. Agonias…
    a vida já tem tantas…
    vou adiando a agonia de um cancro nos pulmões.
    Até lá, não me apetece viver em agonia, com falta do meu querido cigarro, de pé a cantar um fado de saudade.

  5. Gabriela: não vivo em agonia por não fumar – vivo em desafio, o que até tem graça!
    Azurara: os efeitos secundários, no meu caso, também se manifestaram, com a dose de 2 mg/dia; por isso, reduzi a dose para 0,5 mg/dia e aumentei a vontade
    Lobices: longa vida!
    Bintxo: thankx!

  6. Artur…referia-me í s minhas agonias :-) (…continue no desafio…força!!!)

    Já agora, o meu pai nunca fumou… comia bem e bebia razoavelmente. Teve um AVC aos 46 anos e morreu! o pobre do meu aví´ que também, não fumava, morreu com um enfarte. A minha tia, coitada, que raramente comia doces era diabética…morreu nova! A minha mãe que toda a vida foi muito certinha em tudo (deve-se ter arrependido), está ché-ché (não sei se se escreve assim) com Alzheimer.

    Como a morte chega a todos, não vou deixar de comer e beber bem…além de fumar (os doces dispenso)!

    Quando a minha hora chegar “entrego-me í s mãos do criador”.

  7. Gabriela: com todos esses antecedentes familiares, eu deixava de fumar já! O meu pai também morreu aos 56, de enfarte, sem nunca ter fumado. Essas mortes são santas. Agora, o cancro, minha amiga, o cancro é que é uma porra. Não existe relação nenhuma entre a diabetes e comer doces. A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune que surge em jovens, quer comam ou não doces; a diabetes tipo 2 surge em pessoas mais velhas, com largo perímetro abdominal e carga genética.
    As desculpas que você arranja para continuar a fumar também já as usei – são desculpas de toxicodependente. Deixar de fumar é um opção que tem a ver com a mudança de estilo de vida – e todos os estudos mostram que é uma mudança para melhor.
    Vá por mim: deixe de fumar. Vai ver que vale a pena.

  8. Olá!
    Parei há 72h. Tenho 30 anos.

    Não estou a tomar qualquer medicamento e tenho meio maço de tabaco, desplicentemente, bem í  mostra na prateleira da estante do escritório.

    No domingo passei uns bons 40m a olhar para ele. Resisti.
    Agora penso que está a ser mais fácil do que pensava… por quanto tempo? Será que é desta? Já não é a terceira tentativa…

    Acho que é desta. Ao contrário das vezes anteriores, não foi uma decisão, mas uma atitude competamente espontânea: não marquei uma data emblemática, não falei nisso a ninguém, não fumei mais…

    Os efeitos são fantásticos, mesmo os de curto prazo. Sinto o sangue a efervescer, vontade de comer, vontade de correr…

    Boa sorte para vós, e para mim.

  9. Fumei durante 34 anos.
    Após várias tentativas de pouca duração, falhadas, para deixar o maldito vício aqui estou de novo, sem fumar, há oito meses e uma semana.
    Uma recaída é sempre possível mas será muito difícil voltar ao tabaco.
    Deixar o tabaco é uma decisão difícil mas, após a tomada de decisão, o proceso de desabituação não é nada de especial, com um pouco de força de vontade aguenta-se perfeitamente. Claro que a privação da nicotina causa algum desconforto mas, o prazer, a satisfação pessoal e o aumento da auto-estima derivados do facto de estar a conseguir viver sem essa dependência é incomparavelmente maior que esse desconforto.
    A vida, a todos os níveis, é imensamente melhor sem tabaco e tenho pena que os fumadores, como aconteceu comigo, só possam constatar essa ENORME diferença quando deixarem de o ser.
    Um abraço com votos de felicidades para todos, para os fumadores, os ex-fumadores e os candidatos a ex-fumadores.

  10. Estou no 23º dias com champix e SEM FUMAR.
    Porém estou a ficar com alergia, tipo urticária.
    Falei com a minha médica que me aconselhou a reduzir a dose para o,5 de manhã e o,5 á noite, de champix. Agradeço algum comentário que me possa ajudar.

  11. Eu estou a tomar o Champix precisamente desde o dia 29 de Outubro. Até agora o único sintoma que tive foram umas poucas insónias na primeira semana. Não me lembro de fumar, o que é óptimo. Não me está a custar nada.

  12. Hoje é o meu 6º dia com Champix. É a primeira vez que tento deixar de fumar. Bom….até agora o maldito do remédio, não me tirou vontade de nada. Reduzi de 30 cigarros por dia para 10 e já acho isso fenomenal. Mas….tem sido a muito custo. estou sempre a dizer para mim mesma, já não fumas, já não fumas, mas quando fumo os meus parcos cigarros!!!!!!!!!!!!ai……..parece que o dia renasce. Eu quero deixar de fumar, mesmo, mas….tenho um longo sofrimento pela frente. Sei que entre o 8º e o 14º dia de tratamento, já não deverei estar a fumar……..a ver vamos, nem só dois?????????? ai. Dizem que ao fim de algum tempo dá nauseas? fixe, lol, pode ser k as nauseas acalmem. Passo o dia a chupar rebuçados e a pensar em cigarinhos.
    Vou dando notícias e ainda bem que vos encontrei. Acho que além dos acólicos anónimos devia haver os fumadores anónimos.
    Um abraço a todos

  13. Olá a todos. Tomo champix a 3 semanas e consegui parar de fumar de segunda a sexta. Mas o fim de semana me mata! Como passar o dia de sabado num churrasco, muita cerveja e sem cigarro. Ainda não consegui. Domingo jogo o maço q sobrou do fim de semana fora! E passo a semana inteira sem fumar…até chegar o sábado!
    Passei para condição de fumante de fim de semana, o q já é um avanço, mas não é o q eu quero.

  14. boas… vou no 22º dia a tomar Champix e no 11º dia sem fumar … Começei no meu 35º aniversario e até ver com a ajuda da droga e com força de vontade esta a resultar, apesar das dificuldades. 3 Meses é o tempo que aconselham a tomar a “droga”, mas não sei se aguento, os efeitos secundarios são muito desconfortaveis; A agonia, sensação de vomito que me provoca na hora a seguir á ingestão e nos dias de hoje, principalmente, a sensação de apatia e “neura” que me provoca esporidacamente. Bem, depois das noticias de ontem que o Champixa pode provocar tendências suicidas, vou pesquisar mais sobre o assunto.
    Com alguém atrás dizia: Não se morre da doença, morre-se da cura.
    1abraço e tudo de bom

  15. Não quero assustar ninguem, mas ja leram a informação mais recente do infarmed sobre o Chamix??.
    Pelos vistos, parece que poderá ter efeitos secundários com consequencias “definitivas”. Basta ler em http://www.infarmed.pt

  16. Olá,
    Eu estou no 11º dia sem fumar e tambem tomo champix (ainda não noto efeitos secundarios). Ajudando a LatinRose, não esperes que o champix f aça o teu trabalho (deixar de fumar). A decisão é tua e o medicamento não te vai rejeitar por completo o tabaco. Eu estive quase um mês a tomar e fumava sempre embora metade do que fumava. Para parar completamente tive que ter força de vontade. Luta que não custa, é mutio psicologico (automentalização).
    Boa sorte e força

  17. bem depois de 30 anos a fumar, tenho 47, dia 17 agostocomeçei a parar de fumar,recorri ao unico sistema k conheço os patches ,depois de mês e meio, com os mais fortes, fui praia, e aí desencadiou reacção alérgica.foi aí que tomei conheçimento do CHAMPIX,pelo médico familia. vou na 10 semana. tomo icomp de 1 mg ás 9 manhã todos os dias.claro k tem efeitos secundários como tudo. nunca imaginei a minha vida sem o cigarro, agora só lamento os 5 kg que ganhei desde agosto,mas ginástica, dieta, vou lá. e digo a toda a gente .:QUE BOM O LETREIRO, AVISO, ”PROIBIDO FUMAR”, não me incomodar,não me dizer nada.um bom natal a todos e um optimo 2008, sem fumo.

  18. Também estou há 4 meses sem fumar e AGORA está a custar-me mais do que nunca. Todos os dias tento arranjar desculpas para fumar um cigarro, mas tenho resistido. Que ando deprimida…ando. Triste e um pouco agressiva…também. Bem, acho melhor ir ler o artigo da infarmed que falava dos efeitos do Champix.
    Se calhar o champix não resulta com viciadas há 30 anos e a fumar mais de um maço por dia.

  19. Estou no 5º dia de tratamento com Champix. Continuo a fumar apesar de ja não me apetecer tanto como antes e ter reduzido naturalmente. Efeitos secundários, só os enjoos e alguma dor de cabeça. Marquei deixar de fumar dia 26 (a seguir ao Natal) estou apreensiva… será que vou conseguir?

  20. Desculpe Artur, se não estiver a escrever no local certo. Sobre os últimos testemunhos, julgo que urge afirmar que a manobra da Infarmed, é falsa. Tudo isto gira em torno do capital. O certo, é que as estatísticas já se referem ao Champix, como o campeão de vendas e sucesso na cessação de fumar. Vou no 18º dia com Champix e tenho fumado 1 cigarro por dia, porque ainda não dei duas palmadas em mim mesma. Eu………..uma fumadora compulsiva, que nada fazia sem um cigarrito, é um verdadeiro Troféu. Efeitos secundários? Até ando a estranhar, é que não sinto nenhuns. Claro que me farto de comer, mas não é por causa do remédio, antes por causa da necessidade de estar sempre a mastigar. A partir de Janeiro tenho de fazer um regime rígido, para não comer em excesso. Um conselho. Levem para o trabalho, ou para onde quer que vão, cenoura partida aos palitos, para irem roendo, se preciso o dia todo. Passem tb o dia a beber chá morno, faz perder a fome e o vício de mastigar. Sinto-me super melhor, sofria de dores de cabeça, acabaram. Substituiu o elevador do trabalho pelas escadas e faço 3 vezes ao dia, subida e descida de 8 andares, sem ficar de língua de fora. Vou regressar ao ginásio e no Verão voltar a pegar na prancha. Sem fumo, vou í  lua.
    Grande 2008 a todos. Parabéns ao criador do Blogue e obrigada a todos que com os seus testemunhos se amparam e dão força uns aos outros.

  21. Caro amigo, amanhã, dia 31, fumarei o último cigarro. Vou tomar ainda não sei o quê que o meu farmacêutico me vai dar. Não sei ainda se é Champix ou não.
    Sou professora e a nossa sala de fumo já estará encerrada quando regressarmos no 2º período. Como educadora, não me parece aconselhável ir até ao passeio da rua, num intervalo, matar o vício. Daí que decidi: é agora!
    Estou feliz! Ano novo, vida nova!
    Parabéns e um abraço.

  22. É dificil. Super dificil. Devo estar no 30º dia com champix. É verdade que me tem ajudado e muito. Ao 10º dia disse que parava totalmente mas não consegui. estive ainda uma semana a fumar um a dois cigarros. Depois decidi : este cigarro que fumo agora é so por parvoice mesmo. E Parei. Mas…… é tão diicil. Ando super triste. parece que perdi o meu fiel amigo. Por um lado sinto uma grande admiração por mim propria…. por ter conseguido. Por outro lado tenho imenso medo… até quando???

  23. Quando comecei o tratamento de Champix de 1mg não aguentei os efeitos secundarios e desisti. Tomei só metade da 1ª caixa. Mas nunca mais fumei. Desde o dia 25 de Dezembro que luto titanicamente com esta vontade de fumar (pq ja n tenho a ajuda do medicamento) e tenho heroicamente vencido! Mas… ando triste, infeliz, miserável. Estou com uma depressão enorme e amanhã vou ter que ir ao médico. Esta depressão nem me deixa ver os beneficios de não fumar ha 11 dias. O Champix resulta mesmo, mas tem é muitos efeitos secundarios. Se melhorassem a fórmula e reduzissem os efeitos secundarios, seria um verdadeiro milagre!

  24. Tudo é melhor do que continuar a fumar. Agradeço que coloquem os vosso comentários no post mais recente: “2008 – um ano sem fumo”

  25. Olá

    Tenho 44 anos e começei a fumar com 11…O unico cigarro que me dá prazer é de manha em jejum, porque sinto a droga a subir pelas veias acima e até tremo de prazer…A nminha adicção psicológica é brutal.
    Resolvi dar uma volta na minha vida e decidi deixar de fumar. Estou na 1ª semana de Champix, e de facto, sinto menios vontade de fumar, mas há um “diabinho” que me diz para fumar embora sem mta vontade e umm anjino que me dizara nao fumar pq nao tenho vontade naquele momento…Infelizmente, o diabinho la vai ganhando mas estou a fumar menos, agora só fumo 1 maço por dia. Nao sinto efeitos secundários mas já tenho alguns sintomas de privaçao de nicotina como desconcentraçao e tonturas. Hoje é 5ª feira e 4ª que vem é o 14º dia e é nesse dia q deixo de fumar, mas estou ATERRORIZADA, pq não sei como vou mudar 1 habito de 33 anos seguidos…
    Se alguém já passou por esta minha experiencia, pode-me ajudar e dizer-me o q irei sentir nos primeiros dias sem fumar??

    Obrigadão

    Helena

  26. Já agora, quais os efeitos secundárioas do Champix que todos vocês falam???? Eu ainda nao senti nenhum!!!!

  27. Eu sou asmático, fumo desde os 16 (tenho 24) e estou í  4 dias sem fumar. Para muitos, que fumam í  bem mais tempo que eu pode parecer que a minha tarefa é mais fácil, mas uma coisa é certa…está a ser bem dificil, ainda por cima sem tomar nada que compense.

  28. Não fumo dese o dia 26 de Dezembro de 2007.
    Ainda é dificil, mas suportavel. Não aguentei os efeitos secundarios do Champix mas recomendo-o vivamente, retira mesmo a vontade de fumar.

  29. Olá, faz hoje 3 meses que parei de fumar. Neste período fumei 2 cigarros que me fizeram sentir mal física e emocionalmente. Mas posso dizer que é uma batalha diária. Gostava de nunca mais me lembrar deles. Não tomei nada. Li o livro do Allen Carr, que recomendo a todos que estejam em dificuldades. A 1ª semana foi a pior. Devo todos os dias fazer a relação dos benefícios que tenho sentido para dar continuidade í  batalha.
    Sorte e força a todos.

  30. Olá!… Hoje é o meu 7º dia a tomar Champix, desde o 1º dia q fico c enjí´o terrivel após tomar o comprimido mas passa. Reduzi para cerca de 50% do q fumava mas por mera estupidez, í± me apetece fumar, fumo simplesmente porque í± destrui o diabinho mecânico. Em Setembro de 2007 deixei de fumar após ter lido o livro do Allen Car (fantástico), na altura doeu nos 1ºs dias devido ao hábito e tal como referiu a Helena FS o meu grande prazer era e continua a ser 1ºcigarro de manhã em jejum, mas ultrapassei a questão do hábito…Em Dezembro cometi o erro de fumar 1 cigarro (embora tivesse presente na mente q í± podia acender aquele cigarro)e voltei a fumar mas em dobro até ouvir falar de Champix, trabalho num Centro de Saúde e falei c uma das médicas… Resultado, diminuí até ao 7º dia, estipulei o 11º p deixar de fumar mas fico agora inquieta c a conversa dos efeitos secundários…Alguém me pode esclarecer? Obrigada e gostei mto do Blog!!!

  31. Neste moemento: 9 meses e meio sem fumar. Medo dos efeitos secundários do Chmapix? Então e não tem medo do risco de cancro com o tabaco? Os efeitos secundários são pequenos e passageiros e, se houver vontade, basta tomar o Champix um mês.

  32. tenho 37 anos dei AVC a 3 meses atraz e DEUS mim deu outra chance não tive sequelas estou trabalhando normalmente e tudo isto por causa do maldito cigarro nunca mais quero pegar em um cigarro em minha vida.Se eu soubesse que era tão facil deixar de fumar já teria parado a muito tempo a vontade de fumar sempre da mas acaba rapido e só esquecer.E quem falar quenão vaiparar porque tem umparente um conhecido que não fumava e deu AVC tambem. Esta pessoa nãosabe o que esta falando quando voce ve a morte de frente voce repensa a vida Então ajude a DEUS a ajudar voce

  33. Fumador durante 17 anos, iniciei o meu processo de desintoxicação com o Champix no ultimo 5 de Agosto. Consegui deixar de fumar dentro dos 14 dias, correu tudo bem no 1º mês. Posterior a essa data os efeitos secundários do Champix eram: vómitos, mau estar, e flatulência. Deixei de tomar o Champix passado 1 mês e meio. Ai veio o pior, a fase da ansiedade, depressão, parece que estou/ando perdido na vida…não sei o que fazer, só com calmantes estou a conseguir passar estas fases…alguem passou por isto? qual foi o remédio/caminho??

    Cristina, o que escreves-te a:
    “Cristina Says: March 16th, 2008 at 10:46 am”, o que fizes-te quando não conseguis-te suportar os efeitos secundários??

    Já não penso em fumar, aliás quase que me vejo como não fumador uma vida inteira, mas os efeitos secundários estão a dar cabo de mim…….

    Já alguem esteve/passou nesta situação???

  34. Boa Tarde a todos…
    bom fumo a 14 anos….e sempre fumei muitooo
    aquele cigarrinho logo ao acordar então era o melhor…..mas já estava me fazendo muito mal….começei o tratamento com champix..dia 13/03/2009
    fui diminuindo dia após dia…no dia 27/03/2009 dei alguns tragos e não coloquei mais cigarro em minha boca….a vontade de fumar ainda tenho…e aqueles malditos habitos de estar sempre com o cigarrinho no meio dos dedos tbm….mas estou resistindo..e posso falar que hj tbm sinto mal estar e enjoos por causa do champix…mas nada que não possa ser suportado…a força de vontade de para de fumar tem que ser maior ..pq se não a gente acaba inventando desculpas para dar apenas um traguinho…e ai já viu né!!!!
    vamos nos esforçar…gente…e parar com esse vicio que está matando e traendo doenças a nossa populaçí o…
    boa sorte a todos e força.

  35. Fumo í  20 anos e recentemente foi-me diagnosticada uma osteoporose… por isso vou ter mesmo de deixar de fumar… o minha médica receitou-me o Champix e o Nicotinell (adesivos)… é normal se fazer “misturas” de medicamentos?… é que só tenho lido casos em que é usado apenas um fármaco…

  36. Cumprimentos a todos

    a minha experi~encia tabágica é muito grande, 33 anos com tabaco, normalmente mais que 2 maços diários. a entrada em vigor da nova legislação ajudou-me a reduzir para 16 cigarros, e já vai para 4 meses que não fumo rigorosamente nada. Não foi í  primeira tentativa, reconheco que todos os dias penso em cirragos (por vezes sonho), mas sinto-me muito melhor. Acho que vai valer a pena o esforço. Tenho imensos amigos que deixaram definitivamente há anos e rejuvenesceram.
    Abraço a todos, e coragem

    1. boa tarde eu tb já fiz 3 tentativas e falhei todas aguento uma semana n mais e fumo dois maços há 3o anos ajude-me pf a dizer o k hei-de fazer ao fim de uma semana sem tabaco obrig.

  37. Tenho 54 anos fumava desde os 15
    Estava pelos 3 maços diarios comecei com champix e não fumo faz hoje 25 dias.
    Não noto qualquer efeito secundario ate esta data continuo a beber umas cervejas com os meus amigos e enquanto eles fumam eu vou rindo. A força de vontade e elemento fundamental nesta batalha.
    Voltarei a dar noticias.
    Um abraço a todos

    1. O segredo pode estar no Champix – com um mês de tratamento deixei 39 anos de tabaco e já vou a caminho do 3º ano sem fumo!

  38. Medicamentos para quê? Tenho 21 anos. Comecei a fumar aos 10!.
    Fumava em media 15 cigarros por dia. Aos 19 deixei de fumar. Deixei 1 ano. Voltei a fumar por brincadeira e agora fumo quase o dobro!. Hoje 22 de Maio faço 21.

    Ontem dia 21 de maio as 23:00 deicidi por o vicio de vez fora da minha vida. E consigo. A primeira vez que deixei de fumar foi complicada. Os primeiros 3 dias parecia um toxicodependente. Mas deixei de um dia para o outro. Não precisei de comprimidos nem autocolantes nem nada.

    Mas é engraçado que ate sonhava com cigarros durante a noite. veijam la. Agora estou a escrever este post e tou a 13 horas sem fumar. e sabem que mais? não fumo mais. Ontem deitei o tabaco ao lixo.

  39. Para todos aqueles que querem deixar de fumar tabaco e não conseguem com o referido medicamento por qualquer razão, posso aconselhar o cigarro electrónico.

    Eu fumava há 13 anos e agora não fumo há mais de um mês. Foi de um dia para o outro e sem dificuldade absolutamente nenhuma, mesmo mantendo a vida social com todos os meus amigos fumadores.

    É verdade que continuo dependente da nicotina, mas… do mesmo modo que as pessoas que usam pensos ou pastilhas… Não é a solução perfeita, mas é a melhor maneira de ser saudável e feliz ao mesmo tempo, pelo menos para mim. Se quiserem conhecer um pouco da minha experiência neste sentido, podem ir ao meu blog.

    Boa sorte a todos, saúde e felicidades!

    1. Ana, pode por favor falar-me mais do tal cigarro electrónico e que eu fumo a 26 anos, e parei de fumar a uma semana mais não estou aguentando a ansiedade e a tristeza e ao mesmo tempo sinto-me fraca por não me sentir capaz de atingir minha meta, eu não estou tomando nada para aliviar esta agonia. agradeço que me ajude.

  40. Em primeiro lugar, os parabéns a quem já conseguiu deixar de fumar nem que seja por uns dias.
    Força para continuar no bom caminho.

    Eu, estou sem fumar já há 1 ano completo! Aparentemente não sinto qualquer necessidade nem me lembro dos cigarros. Larguei sem qualquer ajuda a não ser a lei da proibição de fumar em espaços públicos. Fumei 32 anos.
    Gostava que houvesse por aqui amigos que , recebendo o meu encorajamento no abandono deste malefício terrível para a saúde e carteira, me esclarecessem sobre os efeitos secundários que se podem, ou não, sentir após um ano de abstinência. Se existem, como dizem, eu ainda não os identifiquei e por isso necessito de alguma ajuda. Ficaria muito agradecido. Podem utilizar o E-mail carlos-novais@sapo.pt
    Se alguém quiser trocar ideias , estou ao dispor.
    Obrigado!

  41. Olá! Tenho 33 anos e fumo desde 13/14 anos ou seja á 20 anos, foi assustdor perceber que mais de metade da minha vida foi acompanhada pelos cigarros. Deixei de fumar durante as duas vezes que estive grávida mas voltei novamente. Estou á 7 dias sem fumar o que é optimo não consegui estar tanto tempo (excepto durante a gravidez).
    sinto-me bem mas com ajuda dos pensos é duro quando me lembro dos cigarros mas vou conseguir, os meus filhos precisam de mim e eu deles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.