Ontem í noite, ao fazer zaping ao acaso, reparei que, na Sport TV, estava a dar um jogo de futebol entre uma equipa de amarelo e outra de grená.
Como o aparelho estava com o pio cortado, demorei algum tempo até conseguir perceber quem estava a jogar.
Pois eram o Braga e o Leiria!
Desde quando é que o Braga abandonou o seu equipamento igual ao do Arsenal de Londres (camisola vermelha, com mangas e colarinho brancos) e passou a jogar de amarelo? E desde quando é que o União de Leiria deixou de equipar de branco e optou pelo grená?
Aliás, no outro dia, vi o Sporting jogar com camisolas cor de fezes de bebé e o Benfica, quando jogou contra o Copenhaga (que equipava de branco) vestia-se de laranja!
Eu sou do tempo em que um clube só mudava de equipamento quando as camisolas se podiam confundir com as do adversário. Por exemplo, o Benfica, quando recebia o Braga, fazia o favor de jogar de branco, para não haver confusões.
Agora, é o que se vê!
Não há dúvida: no futebol, deixou de haver amor í camisola!
Isso para não falar no F.C Porto que no último jogo usou camisola avermelhada, até pensei que tinha o receptor de TV desregulado!
Tive a oportunidade de ir ao estádio ver o jogo Braga – Chievo e fiquei quase com a retina inflamada com aquele verde alface!!
Quero o equipamento í Braga de volta!!!
Agora as camisolas valem dinheiro, ficam por isso dependentes da moda. Parece que até vai haver um comentador de moda a fazer um relato em simultâneo: “Liedson desfila com um graciosa camisola cor-de-feses-de-bebé, a cor da alma rebelde, da sofisticação e que marca a tendência deste colecção Outono/Inverno”
Eu também vi o Porto jogar de vermelho… achei especialmente irónico.
Qualquer equipa que compre o presidente da liga, tem o direito de vestir camisolas da cí´r das notas de 500 €uros.
Uma equipa que compre o árbitro, tem o direito de vestir camisola da cí´r das notas de 100 €uros.
Assim, ao entrar em campo, a equipa adversária fica a saber que não vale a pena jogar bem… e deixa-se perder.
A isto chama-se transparência no futebol.