Lê-se e não se acredita!
Os factos: o empresário Manuel Leitão é responsável por uma publicação chamada Porto Menu. Na capa dessa revista, vê-se uma foto de uma rua do Porto e, na parede de um edifício, a inscrição – “RIO ÉS UM FDP”.
Rui Rio ficou muito zangado.
Achou que “fdp” queria dizer “filho da puta”.
Portanto, toca a meter o Manuel Leitão em tribunal.
Sonso, Leitão argumenta que “fdp” não quer dizer “filho da puta”, mas sim “fanático dos popós”.
Sim! Manuel Leitão afirma que fdp quer dizer fanático dos popós!
O tribunal, no entanto, não foi na conversa e concluiu que a capa da tal revista é ofensiva “por permitir concluir que visa apelidá-lo (a Rui Rio) de filho da puta”.
A juíza foi mais detalhada, sentenciando: «quem ler Rio és um fdp na parede de um edifício da cidade, certamente no seu espírito não lerá Rio és um fanático dos popós ou és um filho de Deus».
Curiosa, esta frase da juíza, já que recorre ao “espírito” do leitor, seja lá o que isso for…
Portanto, se o leitor tiver um bom espírito, olha para FDP e lê fanático dos popós, furibundo dos pentes, fragilizados dos pés, fantástico dos pães-de-ló, ou mesmo, forrado de papel.
Só que o leitor tem um mau espírito e lê filho da puta! Sempre!
Ditosa pátria que tais filhos (e fdp) tem…
É caso para recordar aquela frase clássica: “As putas ao poder! Os filhos já lá estão!”
Já li esta notícia em vários sítios e em nenhum vi o verdadeiro significado de FDP! Rio és um Filho Do Porto! Até é elogioso, carago.
Agora a sério… andam os nossos tribunais a perder tempo com estas parvoíces? Não têm mais que fazer? E somos nós que pagamos isto? Infelizmente parece que é ‘sim’ a tudo.