Num directo, na SIC Notícias, o jornalista António Cancela, referiu-se ao treinador do Sporting, Paulo Sérgio, como “o treinador dos lagartos”.
O Sporting não gostou e cortou relações com o canal televisivo.
Quer dizer, os lagartos consideram um insulto serem chamados de lagartos!
Um sportinguista ferrenho que diga “sou lagarto desde pequenino” está, portanto, a ofender o clube.
Lagarto, assim como lampião e tripeiro são, pelos vistos, insultos. Vou ter que os juntar í minha longa lista que já vai quase nos 500 termos injuriosos.
O que será mais insultuoso, afinal: dizer «o palerma do treinador do Sporting» ou «o inteligente treinador dos lagartos»?; «João Moutinho sempre foi leão» ou «Maniche é um lagarto do coração»?
Leão é elogio e lagarto, insulto?
O Sporting, sendo verde, e portanto ecologista, devia saber que, no reino animal, tanta importância tem o leão como o lagarto.
Se os de Alvalade tivessem ignorado o tal Cancela, com a audiência que a Sic Notícias tem, quase ninguém tinha sabido do caso. Assim, respondendo ao pretenso insulto, os leões mostraram que, afinal, não passam de lagartos…
Sou lagarto e estou de acordo.
Mas ouvir um relato, uma transmissão televisiva e sair sempre lagartos, lampiões ou murcões já chateava!!! Só nesse contexto vejo algum interesse na posição do Sporting.
Só uma pequena correcção:
Tripeiro é um nome pelo qual são conhecidos todos os portuenses (não confundir com portistas – adeptos do FCP!), e vem dos tempos das invasões napoleónicas (mais concretamente da 2ª que passou pelo Porto), segundo a lenda! Isto porque os habitantes da cidade reservaram a carne dos animais para as tropas que combatiam os exércitos de Napoleão (liderados nesta fase na península pelo marechal Soult), ficando com as tripas, donde surgiu (também é lenda!) o famoso prato das tripas í moda do Porto.
Se isto tudo é verdade, não sei, mas o nome tripeiro ficou e designa TODA a gente da cidade do Porto, e não somente os portistas. Este podem-se chamar Dragões ou morcões (não tenho a certeza da escrita).
Obrigado pela correcção mas, neste caso, nós precisamos de tudo menos de correcção!
Correcção í correcção.
Depois de consultar a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto), parece que a origem do nome tripeiro é afinal mais antiga e vem dos tempos da conquista de Ceuta. Seja esta a versão verdadeira ou a outra, não sei, mas a razão é a mesma, e a designação aplica-se a todas as gentes do Porto.
Obrigado pela correcção da correcção, mas ficamos na mesma: tripeiro, lagarto ou lampião não são insultos, são nomes carinhosos…