Philip Roth é, neste momento, um dos meus escritores favoritos.
Entrei em contacto com ele no ano 2000, com “Teatro de Sabbath”, de 1995. Fiquei fascinado pelo vigor e crueza da escrita torrencial.
Depois desse, já li muitos dos seus livros: “A Mancha Humana” (2000), “Todo-o-Mundo” (2006), “A Conspiração Contra a América” (2004), “Pastoral Americana” (1997), “Casei Com Um Comunista” (1998) e “Património” (1991) .
“O Animal Moribundo” é um pequeno livro, com pouco mais de 100 páginas, em que um professor e crítico de arte de quase 70 anos, narra as suas aventuras sexuais com algumas das suas alunas, que se sentem atraídas pela maturidade e pela cultura do professor.
David Kepesh, assim se chama o narrador, conta, sobretudo a sua relação com Consuella Castillo, uma jovem cubana, com quem manteve maratonas sexuais quando ela tinha pouco mais de 20 anos e ele já tinha ultrapassado os 60.
Agora, que ela tem 32 anos e ele já está nos 70, e depois de já não se verem há vários anos, Consuella vem ter com o antigo amante. Tem um cancro da mama, está a fazer quimioterapia, perdeu o cabelo, quer ajuda para enfrentar o fim e vai procurá-la junto de quem, naturalmente, está mais perto da morte.
O erotismo, a passagem do tempo, a idade, a morte – tudo isto não é exclusivo de determinados grupos etários.
Nesta história, temos um homem de 70 anos, cheio de vigor e de desejo e uma mulher de 32 anos, enfrentando a morte.
Por coincidência, a capa do livro, da responsabilidade do atelier de Henrique Cayate, poderia muito bem levar í apreensão do livro pela PSP de Braga, como aconteceu recentemente…
Caro Artur,
Uma sugestão. Eu deixei aqui uma reflexão sobre os últimos 40 dias num certo canto do mundo (http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/desuniao-europeia-em-bruxelas-e-os.html). E se confrontasse com o que foi o mesmo período em Portugal? Só de pensar deprime-me, mas pode ter havido algo de bom que me tenha escapado…
Estou a ler Exit – Fantasma sai de cena e Roth captura a atenção. Também senti o mesmo com Todo-o-mundo. Deixou-me curiosa com o Animal Moribundo. Como se chama em inglês?