Programas da manhã das televisões.
Não vejo, felizmente.
Diariamente, no restaurante onde almoçamos, fico sentado de frente para a televisão muda e leio os rodapés: “grávida dormia com o tio da prima”, “tentou salvar a tia e ficou queimado”, “foi violada por um marreco de raça negra”, “comeu fruta estragada e teve trigémeos”.
Sorrio, encolho os ombros e dedico-me ao almoço, sempre saboroso. Obrigado, Tucha!
Mas há um personagem que me deixa ficar sempre incomodado. Não me lembrava do nome da criatura, mas fui procurar no site da Sic e descobri que se chama Hernani Carvalho.
Diz que é jornalista, penso que já trabalhou na TVI, mas agora está na Sic… e é um especialista!…
Caramba, que especialista do caraças!
Enquanto devoro o almoço, vou deitando o rabo do olho para o televisor e vejo o homem a gesticular, sempre de cenho cerrado. Ele parece ser assertivo, ter a certeza de tudo e ter uma palavra definitiva para dizer sobre tudo, desde o caso da moça violada quando regressava a casa, até ao tipo que disparou a espingarda sem querer e matou o amigo.
Hoje, de férias, “apanhei” o tal Hernani ao vivo, isto é, com som, cá em casa, mais uma vez, enquanto almoçava, um excelente curry de frango, preparado pela Mila, em honra de um outro que comemos em Tromso, em Junho.
Pois lá estava o Hernani a cagar sentenças, desta vez, sobre a Sónia Frazão, personagem que eu só passei a conhecer depois da dita ter feito explodir o seu próprio apartamento.
Apanhei a coisa a meio, mas o especialista criminal (!) dizia qualquer coisa sobre doença celíaca e neuro-transmissores e tinha um careca ao seu lado, que parece que também era especialista (eles são todos especialistas!…)
Gritei um palavrão e mudei para a RTP-1 e dei com o bispo Manuel Martins, um velhinho muito bem conservado, com as unhas arranjadinhas, o anelinho na mão direita, os ésses sibilantes, perorando sobre o mundo e os seus pecados!
O velhinho estava contra as telenovelas e dizia que não percebia como é que as famílias não faziam uma revolução contra as telenovelas!
Porra!
O Hernani na 3, o bispo na 1… nem fui ver a 4!
Com programas da manhã destes, não admira que a malta continue um pouco estúpida…
Esse Hernani especialista, foi candidato í presidência da câmara de Odivelas e ia ganhando! Como diria o Bispo, do que Deus nos livrou e nos guardou!
Nesse caso – e só nesse caso – deu jeito deus ter dado uma ajuda. A criatura é abjecta!
Continuasse a malta apenas um pouco estúpida e andávamos nós bens!!
í“ Elso, não quis ser muito mauzinho… um pouco estúpido, ligeiramente estúpido – totalmente estúpido!
E ainda há outra figura digna de nota, o célebre “criminologista” (não sei se existe essa profissão/grau académico) Barra da Costa, que também costuma aparecer nos programas de TV matinais, julgo que neste momento no da TVI, depois de ser presença assídua no programa da Fátima Lopes da SIC. Aliás, tal como o citado Hernani.
E sempre com um semblante muito carregado.
A televisão portuguesa infelizmente é só um retrato do seu povo, se esses programas não tivessem audiências simplesmente eram tirados do ar.
Viva os programas da manhã, vivas as telenovelas, viva os reality shows, viva os debates futebolísticos que só se fala das arbitragens!!! E já agora viva os canais por cabo, ainda há salvação.
Este meu “˜post”™ nada tem a haver com o assunto, antes, com todos os aqui tratados. Descobri este sítio já nem sei como, e daqui nunca mais consegui sair sem a “˜promessa”™ de cá voltar. E tenho correspondido, “˜outro coiso”™ não seria de esperar!
Só hoje me dei ao “˜trabalho”™ de pesquisar sobre o autor destes magníficos textos, ficando a saber que dá pelo nome de Artur e que, supostamente vive em Almada.
Apenas para lhe deixar os meus parabéns pelas dissertações, fazendo votos para que não se lhe acabe a vontade de escrever, pois para além de mim, terá certamente, muitos mais admiradores.
Luis Leal