Sócrates anunciou que as reformas passarão a estar indexadas í esperança de vida. Acho mal.
Vejamos os seguintes exemplos:
Sujeito A – obeso, fumador, hipertenso, diabético, com o colesterol elevado; reforma-se aos 65 anos, depois de 40 ano de descontos, e morre seis meses depois com um enfarto. Resultado: o Estado fica a ganhar – sacou 40 anos de descontos a este tipo e pagou-lhe a reforma durante seis meses.
Sujeito B – magro, nunca fumou, nunca bebeu, nunca cometeu excessos, nunca mandou uma boa queca; reforma-se aos 65 anos, após 40 anos de descontos e morre aos 108 anos, completamente totó, a fazer chi-chi na fralda, totalmente dependente da ajuda dos outros, internado num Lar da Segurança Social desde os 80 anos. Resultado: o Estado foi ludibriado – recebeu 40 anos de descontos deste tipo e teve que lhe pagar a reforma durante 43 anos, o lar e os cuidados continuados durante 26 anos.
Está na cara que a idade da reforma devia ser indexada, não í esperança de vida média, mas í esperança de vida de cada pessoa!
Por exemplo, o meu caso: fumador, hipertenso desde os 35 anos, com antecedentes familiares de morte súbita. Não acham que 30 anos de descontos chegavam?
Reformo-me para o ano que vem!
Eu até vi o debate da Assembleia, mas continuo sem perceber essa da indexação í esperança de vida. É tão descabido que nem faz sentido.
Eu acho que a Segurança Social devia funcionar como um banco: punham lá o meu nome e o dinheirinho que eu lá tinha posto, ficava a render, para mais tarde.
Agora, andar a trabalhar para pagar a reforma a velhos que passam o dia no café, não. A esses, que não tiveram o benefício da Segurança Social por causa da ditadura, devia ser paga a reforma de dinheiro tirado do salário do Laurent Robert. Devia dar para Portugal inteiro.
Pois: o salário do L. Robert + o salário do Santana Lopes (já reformado, aos 49 anos) + o salário do Mira Amaral (já reformado da CGD), etc, etc. Mas o Sócrates não aceita esquemas de Segurança Social privados e, mais tarde ou mais cedo, vai ter que explicar porquê…
Eu não estou na lista dos “reformado e mal pago”. Eu estou na lista dos “REFORMADOS FODIDOD”. Eu explico: Tenho uma reforma de 500,00 Euros e só de renda de casa pago 350,00. Para o resto da subsistência restam 150,00. Como devo í s finanças 1.800,00 Euros que quiz pagar com 50,00 por mês e não me deixaram, vieram retirar da minha reforma sem qualquer explicação 136,00, ficam assim 14,00 Euros para a luz,água,gás,telefone,mercearia e um ououtro taransporte. Só gostava era como vou fazer. Sou ou não um REFORMADO FODIDO?. Quando tiver fome ou não pago a casa ou vou roubar.
Eu acho que uma pensao de 400Euros nao da para sobreviver no nosso pais Eu pergunto se nao seria melhor prescindir do TGV da nova ponte e o novo aeroprto em beneficio de melhores condiçoes de vida para os reformados e pensionistas mais desfavorecidos Isto e tudo muito engrassado mas nao e um pensionista de 400Euros que tem dinheiro para tirar um bilhete para andar de TGV ou muito menos ter condiçoes para ter um carro para atravessar a ponte ou ainda dar se au luxo de ir a um aeroporto e apanhar um aviao. Tomara o pobre reformado no seu fim de vida que mais precisa de assistencia Ter dinheiro para o comer e para os remedios, agua, luz,renda de casa. Vao por mim arrangem melhores condiçoes de vida para as pessoas e o pais desenvolvesse melhor com o bem estar de todos
Ainda em 2009 a reformas de duzentos e poucos euros E depois ainda vem dizer que com um aumento seis euros e pouco os reformados ven o seu poder de compra aumentado. Nao gozem meus Sº com os mais desfavoreçidos
Pois e a maioria dos reformados que trabalhou quase a vida inteira tem duzentos e poucos euros ,Os que estao no fundo desenprego tem alguns mas de 600 euros, E os que estao no rendimento minimo alguns tem mais de 700 euros Onde esta a justiça destes governantes
O complemento das reformas que o governo faz tanta porpaganda nao abrange quase ninguem por que e certo que a maioria dos reformados continuam com menos de 250Euros por mes Continua assim a miseria So este mes por que vivo numa zona fria e humida tive uma conta de eletricidade de 94Euros pois se nao tiver a casa desomificada tenho asma bronquite e sinusite e outras problemas de saude e economicos que surgem
Estes politicos são todos iguais. Sacar í má fila o dinheiro de quem durante 40 e mais anos lá pí´s o dinheiro. Dinheirinho que devia ser restituido a quem o descontou. A Segurança Social é um poço sem fundo onde vão buscar o nosso dinheiro para os subsidio dependentes e até para equilibrar o orçamento do Estado. Quem trablhou que se foda. Que trabalhe até aos 80 ou 85 que assim pagarão a reforma só 2 ou 3 anos.
SEMPRE FOMOS DESGOVERNADOS POR GATUNOS.