< Voltar à homepage do Coiso
O Coiso
Histórias pouco clínicas
mas muito cínicas

EFEITOS SECUNDÁRIOS

Todos os medicamentos têm efeitos secundários, colaterais, indesejáveis e todo o cortejo de coisas desnecessárias. Mas, enfim, nem os medicamentos são perfeitos, nem a indústria farmacêutica ficaria a ganhar se, por exemplo, um anti-inflamatório não desse umas dorezitas de estômago, para se poder vender o citoprotector.
Casos de doentes que, antes de tomar o comprimido, lêem a bula de fio a pavio, tomam o comprimido e depois desatam a ter todos os sintomas indesejáveis, exactamente pela ordem que vem na bula, é frequente.
Também não é raro acontecer que um doente tome um comprimido para a hipertensão arterial, por exemplo, e lhe aconteça algo de completamente inesperado, como as unhas dos pés desatarem a crescer ou sentir picadas nos cotovelos.
São idiossincrasias...
E há ainda os casos dos doentes que tomam um único comprimido de um qualquer medicamento completamente inofensivo e experenciam a morte eminente.
São parvoíces...
Mas esta doente experimentou um efeito secundário completamente novo. Andava nervosa, tensa, asténica, não conseguia dormir; deitava-se e, mal fechava os olhos começava a ver listas amarelas a correr por trás das pálpebras e tinha que se levantar da cama, com aquele nó na garganta.
Depois da conversa habitual, decidi, para começar, dar-lhe um ansiolítico ligeiro e venha cá daqui a quinze dias, dizer-me como é que se sente.
Apareceu quinze dias depois.
Que estava melhor, sim senhor. Mais calma, mais concentrada durante o dia. Mas, à noite, assim que tomava o comprimido, deitava-se, fechava os olhos, e lá apareciam as tais listas a correr por trás das pálpebras, só que, agora, eram vermelhas.
Consultei a bula do referido medicamento e notei essa falha imperdoável: de entre os diversos efeitos acessórios, não vinha a mudança de cor das listas que correm por trás das pálpebras.
Tenho que avisar o laboratório para ter mais cuidado com a elaboração das bulas...

in "Cinquenta Histórias Pouco Clínicas mas Muito Cínicas", 1998
ilustração de Pedro Couto e Santos (www.macacos.com)

Actualizado em: 5 de Agosto
O MELHOR DO PÃO COMANTEIGA
Textos seleccionados do Pão
CROMOS DO COISO
Cromos antigos para a troca e sites recomendados

O MELHOR DO PAU DE CANELA
Textos selecionados deste jornaleco de 1985

HISTÓRIAS POUCO CLÍNICAS
...mas muito cínicas
O MELHOR DO UMA VEZ POR SEMANA
Textos seleccionados deste programa sexual de 1986

COISAS DO COISO
textos e bonecos seleccionados que sairam no Coiso em papel

CAUSAS DO COISO
Como tudo começou

DICIONÁRIO PORRINHA
COMENTÁRIOS AO COISO
E-MAIL
Vá... enviem-me um e-mail!
Este é o Coiso do Artur Couto e Santos.
Se tiver algum comentário a fazer ao meu Coiso, carregue aqui:

arturcs@netcabo.pt