Quem disse que não é possível?
Fumei durante 39 anos. Comecei aos 15 anos, com SG filtro (embalagem amarela em cima, e com riscas azuis e brancas, em baixo) – cigarros comprados avulso, numa loja nas traseiras do Liceu Camões, delegação do Areeiro, a mesma loja onde costumava comprar bolas de plástico, muito ranhosas, com as quais jogávamos grandes desafios de futebol até í morte, nas traseiras do cinema Roma…
Nunca fiz nenhuma tentativa séria para deixar de fumar, a não ser um dia, há cerca de três anos, em que estive 18 horas sem fumar. Ia a caminho de Guimarães e acabei por parar numa estação de serviço, comprar um maço de Marlboro e fumar um cigarro com sofreguidão. Era isso ou fazer o carro embater no próximo camião TIR.
No passado dia 20 de Agosto de 2007, com a ajuda do Champix, eu e a Mila fumámos o último cigarro das nossas vidas e, desde o dia 21 – faz hoje um ano – que nunca mais metemos um cigarro na boca.
Saudades? Claro! Muitas!…
Vantagens em deixar de fumar? Todas.
Essas, que toda a gente sabe quais são e todas as outras que se possa imaginar.
E, afinal, o sofrimento não é assim tão grande…
Olá
Fumei durante 17 anos. Por vezes fumei mais de 2 maços num dia… agora andava pelo maço e qualquer coisa por dia.
Ao procurar depoimentos e testemunhos sobre o CHAMPIX dei com este site. Curiosamente fumei o meu último (assim espero) cigarro ontem, dia 20 de Agosto, por volta das 11 da manhã. Tenho um maço cheio e por abrir que anda comigo e trago o isqueiro no bolso. Tenho resistido a acender o “maldito”! Estou a tomar CHAMPIX desde o dia 3 de Agosto e não marquei nenhuma data para deixar de fumar. Deixei quando achei que devia ser… qualquer coisa do género: “Tenho um maço cheio… não o vou abrir!” Nem sequer pensei que o último cigarro seria o último… o facto de se planear por vezes aumenta o pânico de não sabermos se seremos capazes. O factor psicológico é importante… o que fiz foi basicamente pensar se aguentei até aqui hei-de aguentar mais. 24 horas já foram… 48 vêm a caminho!
Reacções adversas ao CHAMPIX apenas vómitos e náuseas durante as primeiras duas horas depois da toma… mas vómitos e náuseas já eu tinha se apanhasse vento frio no peito… nada que não se suporte.
Vou continuar esta luta embora saiba que é muito difícil. Mas pela minha saúde e pela felicidade dos meus filhos e da minha mulher, hei-de conseguir!
Também eu tenho a mesma idade e um percurso de fumador identico.
Há 4 anos, após comprar 1 maço SG Gigante, fumei 1 cigarro e quando cheguei a casa entreguei maço e isqueiro í minha mulher, dizendo-lhe:
– Nunca mais volto a fumar!
Ela não acreditou. Mas foi até hoje!
Valeu a pena o sacrifício!
Parabéns para vocês
CS
7 de Agosto de 2001. Interrompi a minha carreira de 20 anos de fumador que, na época, andava pelos 3 maços de SG Gigante/dia. A perturbação cósmica foi tão grande que cerca de um mês depois ocorreu o 11de Set.
Hoje faço 8.000 Km/ano de bicicleta e é relativamente acessível sair de Lisboa (Av. de Roma) pelas 7 da manhã e ir almoçar a Alvito ou a Évora (+- 150 Km).
Afinal é possível passar sem o tabaco e a qualidade de vida física que se obtém é tal… Enfim, só dá valor quem deixou de fumar. Quem nunca fumou não percebe.
Parabéns. Não vacilem.
27 de junho de 2009 – cerca das 23.30h, fumei o meu ultimo cigarro até hoje… passaram apenas 9 dias é certo, mas já é qualquer coisa.
Após várias tentativas frustradas, cada cigarro que fumava passava a ser o reflexo da minha fraqueza em não conseguir fazer o que queria – deixar de fumar.
O prazer de outrora, passava agora í necessidade fisica e psicologica da dose de nicotina necessária para o meu equilibrio psicológico.
Era o resultado dos 14 anos de fumo… Parecia quase um beco sem saida, não queria fumar, mas parecia não haver alternativa.
Comecei a ententer melhor as pessoas dependentes de drogas pesadas, alcool, ou qualquer outro vicio, e, ao invés de desprezar essas pessoas tinha pena e alguma vontade até de ajudar fosse quem fosse, porque existia algo que nos ligava – a dependência!
Sempre fui desportista, portanto o tabaco nunca me inibiu de praticar desporto, mas… limitava-me por vezes na capacidade de resistência.
Foi então que quase por ajuda divina no dia 27 junho, acabei de fumar o meu cigarro e decidi para mim não fumar mais, e que desta vez ia ser eu a ganhar a batalha. Foi tão drástica a minha mudança que como o café puxava o tabaco, deixei também a cafeina, e acreditem que nos 3 primeiros dias, as dores de cabeça e de estomago foram insuportáveis.
Passei tão mal com a ausencia de cafeina no organismo, que nem notei o mau estar da falta de nicotina, vinguei-me até agora a comer, não tomei nada de medicamentos para deixar de fumar. Posso estar a ir pelo caminho errado, mas está a resultar… um dia de cada vez amanhã já é o 10º!!!
Cumprimentos saudáveis, e espero que o meu comentário seja util ou motivador para alguém, já ficaria contente!
Nunca desistam do que querem!!
Estou no sétimo dia, tomando champix.
Os efeitos colaterais são bem menores quando o champix é tomado com bastante água. Quanto ao cigarro, eu fumava uma carteia e meia por dia. No momento estou com uma carteira a 3 dias. A vontade de fumar diminuiu muito, ainda não parei definitivamente, mas a minha determinação vai até o fim.Eu hei de conseguiur, Fácil não é, precisa de muita força de vontade. Pela mina saúde, pela minha família e pelo amor da minha vida, eu vou parar!!
FORí‡A GALERA. O mais beneficiado será VC MESMO.
fORí‡A, FÉ E DETERMINAí‡íƒO.
AFINAL ELE É TíƒO PEQUENO.
deixei de fumar ha 20 meses por que quase morri por causa do tabaco foi muito dificil mas consegui a primeira se me lembro do cigarro claro ke sim afinal de contas ele acompanhou me durante 25 anos mas agora sinto me melhor apesar de ter uma ferida num pulmao respiro melhor k antes OUí‡AM TODOS COM ATENí‡AO DEIXEM DE FUMAR ENQUANTO E TEMPO PORQUE PODERA SER TARDE DEMAIS COMO O FOI PARA MIM… PS fazer acumpuntura ajuda imenso
Uma bendita amigdalite atirou-me para a cama no passado fim de semana. Como, í custa da doença, não conseguia engolir nem a minha própria saliva e assim estive durante 3 dias, pensei que – eu que planeava deixar de fumar na primavera – podia antecipar o momento. Estou há 8 dias sem fumar e confesso que, embora não seja nada do outro mundo, o processo é difícil. Já passaram as insónias, mas agora entrei na fase em que não sei o que hei de fazer com as mãos. Sinto-me agitada e irritada e sinto necessidade de estar sozinha para que ninguém me irrite com isto ou aquilo. Passo horas a ler testemunhos de pessoas que deixaram de fumar, leio muito sobre as propriedades químicas da nicotina de modo a vê-la como uma inimiga a combater, vou deixando pequenos comentários aqui e ali e penso muito nos meus filhos.
Gostava muito de saber se os testemunhos anteriores desta página se mantêm não-fumadores…
Muitos parabéns e felicidades para todos
Continue! Eu vou a caminho do 6º ano sem fumar. Conferir aqui http://www.coiso.net/?p=4924