Arte urbana
Colaboracionismos
Pescadores, estripadores e outras dores
Por estes dias, quem se der ao trabalho de ver os telejornais dos canais generalistas, leva com duas injecções: o salvamento dos seis pescadores de Vila do Conde e a confissão do tipo que diz ter assassinado três prostitutas no século passado.
A história dos pescadores conta-se em duas linhas: um barco de pesca foi ao fundo, os seis pescadores conseguiram passar-se para uma balsa e andaram í deriva durante quase três dias, até que um helicóptero da Força Aérea os avistou e os resgatou.
Boa notícia.
Mas as televisões têm a arte de estragar mesmo as coisas melhores: e foi assim que vimos reportagens em directo do autocarro que transportou os pescadores de volta a Vila do Conde, entrevistas com o mestre do barco, com o militar que fez o salvamento, com um especialista em balsas, com as mulheres dos pescadores, ficamos a saber as características técnicas das balsas, o que elas contêm, mais a história do terço que os pescadores rezaram, uns em voz alta, outros em silêncio, e mais o outro que entrou em pânico e teve que levar dois socos e ser amarrado para não se atirar ao mar…
E, no fim, um tipo até já nem pode olhar para a cara dos pescadores!
A segunda história é mesmo isso: uma história, porque, provavelmente, não passa de ficção. O jornal Sol, através da conhecida Felícia Cabrita, foi descobrir um tipo que diz ser o estripador de Lisboa, um fulano que, nos anos 90 do século passado, assassinou três prostitutas na região de Lisboa.
E toma lá com a descrição pormenorizada de como o homem estripou as mulheres, que instrumentos usou, como é que puxou os intestinos cá para fora e até a motivação freudiana, a procura do útero, a procura da mãe!
Claro que a Cabrita foi í s televisões explicar como investigou este furo jornalístico, vimos imagens da entrevista que o presumível assassino deu í jornalista, explicações de juristas sobre prescrições de crimes, declarações de antigos inspectores da judiciária, incluindo o inevitável Moita Flores…
E com estes dois assuntos, os telejornais gastam mais de meia-hora!
Será que não se passa mais nada neste mundo?
E depois do fado?…
Depois do fado, que tal propor a União Europeia para Património Imaterial da Humanidade?
Da lambreta ao Audi
O ministro Mota Soares deu nas vistas quando chegou í tomada de posse deste governo, conduzindo uma lambreta.
Quis dar o exemplo. Estamos em crise, temos que poupar combustíveis – e Mota foi de mota.
Mas a poupança passou-lhe depressa.
Agora, o Mota anda de Audi.
Segundo o Correio da Manhã, Mota Soares faz-se transportar num Audi de 86 mil euros.
Suspeito que foi a Angela Merkel que telefonou ao Paulo Portas e lhe disse, em tom áspero: “Mas que merda é essa? Então o teu subordinado anda de mota em vez de usar um dos nossos carros? O gajo não tem um Mercedes, um BMW, um Audi?!
E Portas obrigou Mota a trocar a mota pelo Audi.
Isto é a nova União Europeia…
IVA (cada vez mais) terrível
A Assembleia da República aprovou as novas taxas de IVA para alguns espectáculos.
Por exemplo: espectáculos musicais vão pagar 13%, enquanto jogos de futebol pagarão 23%.
Acho mal.
O IVA é o imposto mais injusto que existe.
O rico e o pobre pagam o mesmo IVA pelo pão.
Do mesmo modo, não é justo que eu pague 23% para ir ver o Benfica jogar e, se me der um amoke, for ver o Porto jogar, pago os mesmo 23%. Claro que, se eu for ver um jogo do Porto, por qualquer doença neurológica degenerativa de início súbito, devia pagar 50% de IVA.
Pior ainda: pagar 13% para ver o Tony Carreira e 23% para ir ver o Benfica?
Onde está a justiça?
Quem é o amigo?
O Expresso de hoje publica, na segunda página, esta foto (não com estas legendas, claro!)…
A legenda que o Expresso publica diz assim: “PAULO E O MESTRE – Foi um almoço agendado a rigor, patrocinado por um amigo de ambos, na terça-feira passada, em Nova Iorque, no seleto Brook Club. í€ mesa, Paulo Portas e Henry Kissinger, o secretário de Estado (e conselheiro político e confidente) do antigo Presidente americano Richard Nixon e sobretudo expoente máximo da escola realista em matérias internacionais”
Pergunto:
Quem é que, no seu juízo perfeito, consegue ser amigo destes dois?!
Europa unida! Jamais será vencida!
Madeira – farol da Democracia
Na véspera de uma Greve Geral, em que milhares de portugueses irão mostrar a sua indignação perante as medidas de austeridade que nos estão a atirar para a recessão, num momento em que muitos se interrogam sobre o destino da Democracia, numa altura em que o capitalismo selvagem parece estar a tomar conta das nossas vidas – eis que a Madeira, a Pérola do Atlântico, nos mostra o caminho.
Como?
Simples!
Os deputados do PSD na Assembleia madeirense decidiram que um único deputado pode votar pelos restantes 25.
De facto, por que raio é que 25 deputados se hão-de deslocar í Assembleia, quando um único pode fazer o trabalho de todos?
O PSD continua com a maioria absoluta, mas mais curta do antes; com efeito, o PSD tem apenas mais dois deputados do que a soma dos deputados da Oposição. Imagine que, por exemplo, dois ou três deputados do PSD têm outra coisa mais importante para fazer do que ir apanhar secas na Assembleia. O partido fica em minoria e pode perder votações.
Nada disso.
O líder da bancada do PSD vota e o seu voto vale pelos 25 deputados!
É assim mesmo!
Obrigado, Alberto João, pelo exemplo que continuas a dar!
E obrigado pelos 3 milhões que vais gastar no fogo de artifício!
Eu próprio já contribuí para os teus foguetes, com metade do meu subsídio de Natal!
Espero que te rebentem na peida, pá!




